TÓPICOS

terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana de Mobilização de Saúde na Escola

A Prefeitura Municipal de  Santa Izabel do Pará, através do Prefeito Dr. Carlos Marió de Brito Kató, em parceria com as Secretarias  Municipais de Saúde e Educação e Programa Saúde na Escola, realizaram a Semana de Mobilização de Saúde na Escola, tendo como tema para o ano de 2012   Obesidade, com intuito de alertar para a importância das boas condições de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania, visando aproximação com atenção básica à saúde e subi  temas: Drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Bullying  etc  a abertura aconteceu no dia 06-03-2012, no  CLUB THÁLIA com a participação de profissionais de Saúde e Educação, alunos e familiares. Foi realizado palestra sobre obesidade, apresentação de paródias  e participação da plenária na discussão do tema. No período de 07a 09 de março, profissionais da Saúde e Educação realizaram ação nas praças da Bandeira e Matriz  atendendo alunos e familiares com verificação de pressão arterial, verificação do Índice de Massa Corpórea, distribuição de folders seguido de orientações .No período de 05-03 à 15-04-12  as 18 Unidades de Saúde da Família estarão realizando ação de saúde nas 52 Escolas do Município. A meta estipulada pelos Ministérios da Saúde e Educação é atender 70% dos 14.000 alunos matriculados nas escolas do Município. Foram locados brinquedos infláveis utilizados por 250 crianças  na praça da matriz servindo como atividade física.
A semana de mobilização de saúde na escola, quer alertar aos alunos, pais e gestores que o ambiente escolar pode contribuir  para formação de maus hábitos alimentares, por isso deve ter o cuidado com o que vender nas cantinas, o que colocar na lancheira, e o que servir para os alunos para reforçar a prevenção da obesidade na infância e na adolescência .
A ações do programa saúde na escola são desenvolvidas por equipes de saúde da família que se deslocam até as escolas para examinar as crianças e desenvolver práticas  educativas, de promoção, prevenção e avaliação das   saúde. “ a manutenção do peso adequado desde  a infância é um dos principais fatores para prevenção de doenças na fase adulta”.
No dia 15-03-2012, a equipe do programa saúde na escola, realizou ação de Saúde   na Escola Municipal Santo Antonio  que fica localizada as margens do Rio Guamá na Foz do Jundiaí, foram atendidas com palestras sobre PCCU e higiene pessoal  19 mulheres e realizado palestras sobre saúde bucal para 29 alunos seguido de escovação supervisionada e aplicação de flúor  distribuição de escovas para todas as crianças e folders com orientação sobre obesidade, drogas, bullying,doenças sexualmente transmissíveis.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.